Projeto permanente “Presença Árabe e Muçulmana na América do Sul”

O projeto “Presença Árabe e Muçulmana na América do Sul”, que integra o V Festival SACA por meio de exposições, palestras e debates, apresenta parte do maior acervo da América do Sul de fotografias, cartas e documentos sobre a presença árabe e muçulmana na região, organizado pela BibliASPA: Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes.

As exposições, debates e palestras sobre migração árabe e muçulmana são fruto de um projeto de pesquisa que a BibliASPA desenvolve desde 2003 e que inclui, entre seus objetos de investigação, com relevo, uma linha de pesquisa específica sobre a presença árabe na América do Sul. O grupo de pesquisa, com suas oito linhas de investigação, é registrado no CNPq e possui, entre seus objetos de estudo, também o trabalho com a história oral, fundamental para a pesquisa.

Os documentos e fotografias apresentados fazem parte deste acervo que é organizado e mantido por uma equipe especializada que promove a pesquisa, o restauro e a catalogação desse material. A BibliASPA compõe seu acervo por meio de doações e aquisições e promove congressos, seminários, palestras, mesas redondas e mostras de cinema e teatro a respeito da temática migratória. A instituição de pesquisa e cultura também publica livros sobre o tema.

Relate suas histórias na Cabine da Memória da BibliASPA e compartilhe documentos que revelem a trajetória da migração árabe na América do Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s