IMAGENS E ISLÃ: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE IMAGENS EM CONTEXTOS ISLÂMICOS

Imagens e islã

Com Profa. Dra. Francirosy Campos Barbosa Ferreira no contexto do V Festival Sul-Americano

da Cultura Árabe

A palestra versará sobre as restrições ao uso de imagem no Islã, e o estatuto da fotografia na religião. São reflexões reunidas pela pesquisadora ao longo de 16 anos em comunidades islâmicas (árabe, brasileira, africana, turca), com Francirosy Campos Barbosa Ferreira – USP.

No Islã é proibido o culto à imagem, e a reprodução da imagem dos seus Profetas é terminantemente proibida. Mas quais são os motivos que levam a essas restrições?

A pesquisadora discutirá o estatuto da Imagem no Islã e os modos como ele foi utilizado em anos de pesquisas com base em fotografias, vídeos, website, e outros.

Em 1998, a Dra. Francirosy Campos Barbosa Ferreira começou a pesquisar o uso da imagem fotográfica em comunidades islâmicas de São Paulo. Já tinha em mente que haviam restrições ao uso da imagem, mas buscava compreender como essas restrições apareciam em imagem fotográficas, se é que apareciam. Sua dissertação de Mestrado, defendida na USP em 2001, abarca as imagens produzidas pela imprensa, pelos muçulmanos e por ela.

Além da análise e produção de fotografias, também se dedicou a produção de documentários sobre temas islâmicos, tais como “Allahu Akbar, Sacrifício”, “Vozes do Islã” e “Círculo de Fogo”.

Por que não se pode reproduzir a imagem do Profeta? Essa é uma das questões a serem respondidas neste encontro.

Profa. Dra. Francirosy Campos Barbosa Ferreira, antropóloga, docente do Departamento de Psicologia da FFCLRP – USP, coordenadora do livro “Olhares Femininos sobre o Islã”, Ed. Hucitec, 2010.

SERVIÇO

O que: Palestra “Imagens e Islã: reflexões sobre a produção de imagens em contextos islâmicos”

Quando:

Dia 20/03 – às 14h30 – Palestra: Imagens e Islã: reflexões sobre a produção de imagens em contextos islã, na Biblioteca Pública Mario Schenberg

Dia 26/03 – das 19h30 às 21h – Imagens e Islã: reflexões sobre a produção de imagens em contextos islâmicos, na Metodista (São Bernardo do Campo)

Entrada gratuita !

Apoio: Núcleo de Formação Cidadã – NFC |Núcleo de Educação em Direitos Humanos – NEDH

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s