MEDICINA ÁRABE: A PRÁTICA DA UNANI TIBB NA ATUALIDADE

10001322_511529218964746_1902415572_n

O sistema humoral da medicina de Hipócrates, assim como o trabalho e prática de outros notáveis médicos greco-romanos como Galeno foi assimilado pelos Árabes. Por causa das rotas comerciais e do intercâmbio de idéias que ocorria entre as culturas de alguns países árabes com a Pérsia, a China e a Índia devido a viagens e sistemas de educação e filosofias da época, gradualmente, entre os séculos IX e XIII houve um grande desenvolvimento da Medicina Árabe, chamada de Unani Tibb.

Polímatas como Albucasis, Razis, Al Kindi, Al Farabi, Averróis, e, o mais famoso deles, Ibn Sina, conhecido no ocidente como Avicena, foram responsáveis pela compilação e desenvolvimento de estudos, práticas e terapias que acabaram influenciando a Europa e ainda hoje são praticadas em países do oriente médio, Irã, Paquistão, Índia, Inglaterra, África do Sul, Bangladesh, China, entre outros.

Durante a palestra, veremos de maneira breve a história e linha do tempo dessa medicina e entenderemos como ela funciona: conceito saúde-doença, os componentes, os quatro humores, as disciplinas e o diagnóstico, tratamentos, terapias, alimentos e sabores, e as ervas mais utilizadas. Compreenderemos também a importância do trabalho de Avicena e seu Canon Medicinae, concluído em 1025.

Veremos o cenário atual da Unani Tibb, seus benefícios e os motivos pelos quais ainda hoje esse sistema de medicina é amplamente utilizado no mundo, com excelentes resultados para equilíbrio e manutenção da saúde, prevenção, rejuvenescimento e longevidade, pois além de proporcionar ao paciente um estado de compreensão e conhecimento de si mesmo, o inspira a novas idéias de seu lugar e papel na vida e na sociedade, permitindo que atue com maior discernimento e compreenda que todos estamos conectados.

Palestrante: Anaíse R. Andrade, formada em Radiologia médica pela Unifesp – EPM e pós graduanda em Medicina Ayurveda. Especialista em cuidados da saúde feminina e infantil. Professora do Projeto de Dançaterapia Feminina em São Paulo, onde utiliza-se da Contação de Histórias, Dança Oriental árabe&fusões, músicas orientais, culinária, bordados entre outras expressões artísticas e filosóficas para a manutenção e prevenção na Saúde Feminina.

SERVIÇO
O que: Palestra Medicina Árabe: a prática da Unani Tibb na atualidade
Quando: 20 de março (5ª. feira), das 19h30 às 22h
Local: Espaço BibliASPA – Rua Baronesa de Itu, 639 – Sta. Cecília, SP.
40 vagas, gratuito. Inscrição prévia comunicacaobibliaspa@gmail.com
Informações: (11) 99609 3188

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s