Bate-papo com o autor Giba Pedroza em Parelheiros, SP

Giba

O encontro está agendado para o dia 26/03, às 14h, na Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura. Iniciativa pioneira, a única da região criada com o objetivo de estimular a leitura.

 

No contexto do V Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, que acontece de 18 a 31 de março e é promovido pela BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabe,  o “Bate-papo com autor” é uma ação da  Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura , que receberá o escritor Giba Pedroza, também pioneiro na arte da narração de histórias. Desde 1987, Giba trabalha com contos e literatura infantis e já atuou em diversas localidades do Brasil e do mundo. Giba Pedroza é escritor, contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição oral e vem realizando apresentações e oficinas para educadores e crianças em escolas e espaços culturais diversos. Foi redator, produtor e roteirista de programas televisivos e radiofônicos destinados ao público infantil. Fundou núcleos de pesquisa e divulgação das histórias. Idealizou e participou de importantes eventos e encontros de contadores de histórias. Na literatura, publicou “Alecrim Dourado e Outros Cheirinhos de Amor”, com a escritora Lenice Gomes (Cortez editora) e participou também das coletâneas “Histórias de Quem Conta Histórias” (Cortez editora) e “Contos do Quintal” (editora Globo), além de ser também colaborador das revistas Crescer e Nova Escola. Em 2012 lançou “A Lenda do Preguiçoso e Outras Histórias” (Cortez Editora).

 

O projeto “Bate-papo com Autor” foi criado com o objetivo de promover o estimula a leitura em Parelheiros, e isso inclui a escolha do autor, obras lidas, breve pesquisa sobre a sua vida e a sua obra do autor, enfim, é um momento de grande troca, escuta e aproximação entre o leitor, a obra, o autor e o gênero literário.

 

Os autores partilham seu processo como criadores literários, os desafios, a motivação e a sua história de vida. O leitor traz seu universo de curiosidade e a emoção de conhecer um autor e poder conversar sobre o seu livro, suas experiências e sai do encontro ainda mais motivado a ler livros literários, não somente deste autor, mas de outros com o mesmo gênero e tantos outros, além de se sentirem desafiados e motivados a escrever suas próprias estórias.

 

A Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

É a primeira biblioteca comunitária criada no bairro Colônia, na região de Parelheiros, com o apoio do Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário – IBEAC – juntamente com os jovens ESCRITUREIROS, em um espaço da UBS (Unidade Básica de Saúde).
Desde 2010 a Biblioteca funciona em um espaço no mesmo bairro, cedido pelo Cemitério dos Protestantes, que é o mais antigo de São Paulo, fundado pelos primeiros alemães que aqui chegaram no Brasil.
Hoje a biblioteca tem um espaço aconchegante, com uma área verde grande (jardim), ela é baseada na PERMACULTURA, que é o uso da natureza sem destruí-la, com tinta de terra, coleta de água da chuva, banco de adobe e horta.

Na biblioteca comunitária Caminhos da Leitura integra o Pólo de Leitura LiteraSampa que reúne 05 bibliotecas comunitárias, são realizados empréstimos de livros de literatura, mediações de leitura para crianças, jovens, bebês e gestantes em UBS, Creches e na Biblioteca.
No mesmo espaço também são promovidas ações culturais como Saraus, Cortejo Literário, Mediações de Leitura e Formação para a equipe de mediadores para a comunidade.

 

 

Serviço:

O que: Bate-papo com Autor Giba Pedroza no contexto do V Festival Sul-Americano da Cultura Árabe”.

Quando: 26 de março (4ª.feira), das 14hàs 16h

Local: Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura – Rua Sachio Nakao, 28 – Colônia- Parelheiros

Participação gratuita!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s